top of page
Buscar
Foto do escritorMarina Malta

Analisando Winnicott #01

Atualizado: 7 de jul. de 2022

Nessa serie, que pretendo fazer com outros psicanalistas também, a ideia é analisar e passar o meu entendimento sobre alguma frase ou ideia de Winnicott. Nos fazermos pensar sobre o assunto, uma troca de ideias mesmo. Depois me falem o que acharam, e deixem sugestões para as próximas analises ;).


Psicanalise com Crianças! O Primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: A sua expressão, seu olhar, a sua voz [...] E como se o bebe pensasse; Olho eu sou visto logo existo!

(D. W. Winnicott)


Podemos perceber com está frase de Winnicott, que o desenvolvimento emocional de cada um de nós é adquirido primeiramente, quando o bebe se vê no o rosto da mãe. Nas primeiras fases do seu desenvolvimento emocional, mãe e bebe são um só, isto é, tem uma relação de simbiose, entre mãe e bebe. Essa separação se efetua gradativamente, o seu ritmo é demonstrado pelo próprio bebe e pelo ambiente que o cerca.


Quando o bebe é bem cuidado pela presença da mãe; a mãe lhe apresenta um objeto, seja pelo olhar, pelo segurar ou pelo manejo, de tal modo que sua experiencia legitima de onipotência não seja violada. Desse modo, o bebe pode usar esse objeto, como se fosse um objeto subjetivo, criado por ele.


Assim com o tempo o bebe percebe que quando ele olha para mãe ele está vendo o rosto da mãe e, portanto, ele percebe que o rosto da mãe não é um espelho. Assim podemos perceber que começa ter uma troca significativa com o mundo.


Se essa mãe não está ali, para fazer essa separação e criação do sujeito, o desenvolvimento do bebe torna-se muito complicado. Isto é, quando o bebe não recebe de volta aquilo que está dando para a mãe, ele não consegue ver a si mesmo, e consequentemente pode perder sua capacidade criativa. Ele, então, começa a procurar outros meios para obter algo de si mesmo de volta, a partir do ambiente.


Concluo assim, que a presença do olhar da mãe sobre o bebe é muito importante para o seu desenvolvimento emocional pois assim ele começa a se perceber como sujeito.


 

Marina Malta | Psicanalista Cel | (11) 996265035 Instagram | https://www.instagram.com/m.maltapsi/ Web | https://www.mmaltapsi.com/ Atendimento Online e em São Paulo | Jardins e Santana


209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page