top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Farina

Entendendo a Ansiedade

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o sentimento de ansiedade é a antecipação de alguma ameaça futura. Ela está muito associada ao o medo e gera sensações de tensão.


Ela é essencial para nos proteger de perigos, se preparar para eventos importantes, focar e resolver problemas, estar no horário para um compromisso, entre outros.


O problema é quando ela passa a atrapalhar e gerar sofrimento ao individuo. O transtorno de ansiedade generalizado que é quando a pessoa tem a dificuldade em lidar com esses problemas e as vezes pode apresentar alguns sintomas como:

  1. Enxergar perigo em tudo;

  2. Apetite desregulado;

  3. Alterações de sono;

  4. Tensão Muscular;

  5. Medo de falar em público;

  6. Preocupações em excesso;

  7. Ficar sempre próximo de ataques de nervos;

  8. Medos irracionais;

  9. Inquietação constante;

  10. Sintomas físicos;

  11. Pensamentos obsessivos;

  12. Perfeccionismo;

  13. Problemas digestivos.


Neste caso ao invés de auxiliar o indivíduo passa a atrapalhar nessas mesmas atividades, então em vez de ajudar a se preparar (como fazer chegar no horário) para uma entrevista de emprego faz com que a pessoa trave ou se embole com os horários, chegando atrasado ou até perdendo a entrevista por exemplo.


Outras questões que a ansiedade pode gerar é quando algo queremos muito algo e não conseguimos, isso gera um grande sofrimento.


Existe muitas formas para controlar e diminuir a ansiedade para níveis saudáveis, uma delas é a psicoterapia onde o indivíduo em conjunto com o terapeuta poderá identificar os gatilhos e origens dessa ansiedade e assim trabalhar com novas formas de lidar com ela quando ocorrer. Desta maneira a psicoterapia é uma das melhores formas de se trabalhar a ansiedade.


Outras formas eficientes seriam a meditação, como o mindfulness ou yoga, e a atividade física, pois nela ocorre liberação de substâncias no corpo que promovem o aumento do bem estar e redução do estresse.


E ai achou que o post ajudou? Qualquer dúvida entre em contato e faça psicoterapia!

 

Eduardo Farina | Psicólogo

CRP | 06.160113

Cel. | (11) 997363118

Instagram | @eduardofarina.psi

Atendimento Online e São Paulo | Jardins


146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page