top of page
Buscar
Foto do escritorEduardo Farina

Sobre Pressão

Hoje em dia vivemos num mundo onde existe muita pressão; pressão de conquistar uma independência financeira, de achar um parceiro, de dar conta de todos os problemas, de conseguir compreender tudo e a todos, de ser dá bem com todo mundo, de não criar conflitos de não errar, de ser mostrar fraco, incapaz.


A pressão é tão grande que nem ser na média é satisfatório, tem que ser acima. Acreditamos tanto que isso seja importante que escondemos esses defeitos e erros só demonstrando o que conseguimos, as vezes até “maquiando” para parecer que está tudo bem e que estamos dando conta de tudo de forma plena.


Então escrevemos “Gratidão”, “vamos que foguete só anda para frente” nas redes sociais como uma forma de se enganar que estamos conseguindo essa missão quase impossível que muitas vezes nós mesmos colocamos para cumprir. E ai falhamos e isso só aumenta a pressão pois você vê os anos passaram e começa se sentir velho demais por não ter conseguido, o que aumenta ainda mais a pressão, o estresse de conseguir e a cada erro e falha isso aumenta ao ponto de entrar em colapso.


Com isso alguns choram, outros bebem, fumam, usam os mais diversos tipos de drogas para esquecer ou pelo menos se anestesiar. Melhor sentir nada do que sentir esse sentimento de angustia que você não conquistou o suficiente, que você não é bom o suficiente, que você não é suficiente nem para ter nem o mínimo de sucesso, por mais que essa definição de sucesso esteja distorcida em nossa imaginação. Com isso seguimos comprando, consumindo, alimentando o ego de alguma forma para preencher esse vazio, que foi criado pela falta de coisas que talvez nem queremos, mas foi colocado que para ter sucesso na vida é preciso ter isso, então nós vamos atrás.


Por isso é importante ter auto compaixão. Entender que nem tudo é possível, que tudo bem pedir ajudar e dizer “eu não consigo”, de saber dizer não e que isso não vá fazer a pessoa gostar menos de você, e aprender a olhar o que você quer e não o que os outros impõe, entender que todos passam por dificuldades, e que ninguém tem tudo esclarecido e que os posts das redes sociais são de fato uma “maquiagem” de um todo, que tem seus defeitos e nem por isso são piores que os outros, e que o número de likes não dizem nada sobre a pessoa e que é possível conviver com pessoas mesmo que não concorde 100% com suas crenças e estilo de vida. É importante entender que cada um tem seu tempo, e ninguém veio para mundo para cumprir metas, viemos para viver e cabe a cada um de nós a descobrir o que é isso.


 

Eduardo Farina | Psicólogo

CRP | 06.160113

Cel. | (11) 997363118

Instagram | @eduardofarina.psi

Atendimento Online e São Paulo | Jardins

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page