Mindfullness (atenção plena) é uma técnica não medicamentosa para reduzir o impacto da desregulação de fatores psicofisiológicas em resposta ao estresse, algo muito comum na vida corrida de hoje em dia.
Esta prática meditativa, que tem sido implicada na redução de sintomas de:
ansiedade;
depressão;
estresse.
É normalmente definida em termos da habilidade para voltar a atenção ao momento presente com abertura, aceitação, gentileza e a auto compaixão sendo avaliada como um estado ou um traço.
O termo mindfullness vem do pali sati que relembra ciência. Por mais que tenha origens budistas o minfullness ocidental se distancia do budismo pois não tem o componente metafísico.
O mindfullness em termos psicológicos está relacionado em ter uma ação com atenção plena do momento, de forma de ter propósito, abertura, gentileza e curiosidade. Também está relacionado ao um conjunto de habilidades atencionais que se apresentam num determinado estado, um estado de consciência atingido por meio e intervenções como meditações e podem ser treinadas por meio de práticas regulares.
Então a prática diária da meditação pode ajudar a pessoa chegar neste estado de atenção.
Porque praticar?
Os estados de mindfullness estão contra relacionado ao estados de ansiedade, depressão entre outros distúrbios psicológicos. Assim como apresentou contra relação a ruminação e procrastinação.
*Lembrando, que a prática ajuda a amenizar esses sintomas, não é um medicamento e não substitui o tratamento psicoterápico.
Eduardo Farina | Psicólogo
CRP | 06.160113
Cel. | (11) 997363118
Instagram | @eduardofarina.psi
Atendimento Online e São Paulo | Jardins
Comments