top of page
Buscar
Foto do escritorMarina Malta

O cheiro é ou não uma manifestação emocional?

Atualizado: 7 de jul. de 2022

Sim, a ciência pode confirmar isso com a Aromacologia, que é o estudo que estuda as reações do cérebro diante ao nosso sistema olfativo. O nosso nariz tem o poder de relembrar fatos marcantes que aconteceram no passado, com apenas um cheiro que nos leva a aquela situação marcou que nossa vida. Essa viagem ocorre graças ao sistema olfativo, que por sua vez está ao lado do sistema afetivo no nosso cérebro.


Podemos dizer então que quando nós sentimos um cheiro agradável, logo temos uma sensação de bem estar, voltando ao passado daquilo que aquele cheiro nos remete. Como por exemplo o cheiro de um bolo assando, de um café que acabou de se fazer e muitos outros.


O cheiro gera uma influência no nossas emoções, que provoca por exemplo calma, saudade e até estimulo sexual.


Desta forma, podemos usar algumas fragrâncias como auxilio terapêutico, como por exemplo:



Baunilha

A baunilha tem um cheiro do leite materno, que no qual é o primeiro cheiro que o bebê internaliza, que o remete ao sentimento de proteção, acalma, tranquiliza.




Lavanda

É uma fragrância que pode nos lembrar a momentos felizes da infância e tende a provocar emoções positivas e desencadear a sensação de bem estar.





Florais

Associados a sensualidade, por isso é muito usado nos perfumes femininos, que leva as mulheres se sentirem mais bonitas, sensuais e até desejadas.







Nunca podemos esquecer que o uso das fragrâncias são complementos terapêuticos, que podemos usar no nosso dia a dia, mais sempre que possível podemos tentar relacionar o cheiro com algum acontecimento, e assim podemos trabalhar no processo analítico para entender melhor o que aconteceu em nossas vidas.


 

Marina Malta | Psicanalista

Cel | (11) 996265035

Atendimento Online e em São Paulo | Jardins

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page