Você sabia que o brincar é um elemento social que faz com que as crianças identifiquem a si mesma e aos outros, dando assim regras de convivência e percepção do coletivo.
Além do aspecto emocional a brincadeira estabelece desenvolvimento físico, motor e cognitivo, sendo assim a brincadeira proporciona a imaginação, criatividade e a interligação entre corpo e mente.
Com as brincadeiras forma-se uma comunicação aberta, profunda, sem ser imposta. Podendo formar um vínculo maior entre a criança e seus pais. E assim, se manifesta todo o eu da criança.
A brincadeira não pode ser rígida, tem que ser livre para poder manifestar sua criatividade, a criança pode, então, desenvolver a sua personalidade.
Como diz Winnicott:
“A criança joga (brinca), para expressar a agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contato sociais como integração da personalidade e por prazer”.
Aqui vão 6 ideias de brincadeiras e porque elas deveriam ser incentivadas:
Construção de Quebra-Cabeças e Legos - melhora a concentração, orientação espacial e ainda a coordenação motora.
Brincar de Faz de Conta - desenvolve a criatividade e promove o conhecimento de valores e normas sociais.
Jogar Stop - estimula linguagem escrita, velocidade de processamento, capacidade de organização e planejamento.
Ler e Ouvir Fábulas e Histórias Infantis - promove a compreensão e estimla a capacidade para resolução de problemas.
Jogos de Memória, Semelhanças e Diferenças - estimula a memória a curto prazo, aumenta a discriminação visual e capacidade de concentração.
Pintar, Desenhar e Colorir - a expressão plástica estimula a criatividade, capacidade de representação e a motricidade fina.
Me conta aqui, qual é a brincadeira favorita dos seus pequenos? Ou, qual era a sua brincadeira favorita quando criança?
Marina Malta | Psicanalista Cel | (11) 996265035 Instagram | https://www.instagram.com/m.maltapsi/ Web | https://www.mmaltapsi.com/ Atendimento Online e em São Paulo | Jardins
Comentários